FSM — Field Service Management
Em outubro de 2019, ocorreu o OCA Days 2019 e o Odoo Experience 2019 onde foram apresentadas as novidades do odoo 13 por parte da ODOO S/A, desenvolvedora e mantenedora do odoo e também as novidades e algumas informações sobre o ROADMAP da Comunidade Odoo. Nós da kmee estivemos por lá e vamos trazer algumas novidades! Vamos iniciar, com o FSM — Field Service Management, que está disponível no repositório oficial da comunidade em https://github.com/OCA/field-service
O que é o FSM?
O módulo de FSM (Gestão de Serviços de Campo), tem como objetivo, gerenciar a mão-de-obra profissional da empresa em clientes ou qualquer outro local fora das dependências da empresa. O FSM atende a empresas que precisam gerenciar instalação, manutenção ou reparo de sistemas ou equipamentos.
Onde o módulo FSM pode ser utilizado?
- Serviços gerais: Encanador, eletricista, técnicos especializados e manutenção de equipamentos em geral como: televisores, ar-condicionados, computadores, máquina de lavar, painel solar entre outros;
- Serviços essenciais: Provedores de eletricidade, gás, água e internet onde engenheiros e técnicos podem ser alocados para investigação de problemas e reparo de equipamentos;
- Distribuição: Produtos ou serviços de entrega: identificação do veículo e carga transportada da origem ao destino obtendo os dados do trajeto;
- Construção e engenharia pesada: realização das manutenções preventivas e reparos, minimizando perdas e paralisações na produção;
e em qualquer negócio onde seja necessário o deslocamento de um profissional para fora da empresa.
Conhecendo o módulo FSM
Ao realizar a busca pelo módulo “field service”, a tela de aplicativos do odoo nos mostra uma gama de sub-módulos que compreendem o conjunto de módulos FSM.
Dentre eles, destaco alguns:
Field Service
Sub-módulo base para o funcionamento do FSM. Com somente este módulo, somos capazes de gerenciar componentes como locais, funcionários (que farão o serviço de campo) e as solicitações de manutenção, reparo, etc.
Field Service Maintenance
Sub-módulo para gestão de manutenções fora das dependências da empresa. Com ele instalado é possível gerenciar e agendar manutenções nos equipamentos.
Field Service ISP Flow
Sub-módulo para gestão de empresas que trabalham como provedores de internet, voip e telecomunicações em geral.
Field Service Project
A partir de um projeto ou tarefa no projeto criado no odoo, é possível criar ordens de serviço de manutenção ou reparo.
Field Service Recurring
Gerencie manutenções recorrentes de forma simples. Pode-se definir o profissional ou time encarregado de executar a manutenção com agendamento prévio.
Field Service Delivery
Este módulo estende a funcionalidade de entregas do odoo community. Com ele é possível adicionar métodos de entrega de suas vendas ou movimentações de diferentes estoques.
Roadmap — O que esperar do FSM OCA?
Os membros da OCA trabalham constantemente na melhoria das funcionalidades que compõe o módulo FSM e abaixo, destaco algumas informações apresentadas durante o OCA Days 2019 — Bélgica, pelo Maxime Chambreuil, membro da OCA e um dos mantenedores do módulo, são elas:
- Aplicativo para smartphones: O desenvolvimento está em estágio avançado;
- Integração com Google Maps: Desenvolvimento iniciado;
- Rastreamento: Em processo de design para início do desenvolvimento.
E agora?
Se você está pensando em implementar uma solução de field service na sua empresa, não basta ter somente o software pronto, é necessário realizar o levantamento dos processos utilizados e implementar corretamente na plataforma escolhida, e que na maioria das vezes, a empresa fica engessada ao modelo do software.
Com o odoo pode ser diferente! Como? O odoo é um software que pode ser customizado rapidamente, tanto suas telas como workflows para que a sua empresas não tenha que se adaptar ao software e sim, encontrar um equilíbrio entre o que você faz e o que o odoo oferece.
Desta forma, mantemos a qualidade de ações em ambos os lados uma vez que o módulo foi desenvolvido pensando nas necessidades do padrão de mercado e bastam algumas customizações, caso necessário, para que sua empresa não fique sem informações sobre a equipe de campo.
Quer saber mais? Entre em contato com a kmee através do kmee.com.br.