FSM — Field Service Management

Em outubro de 2019, ocorreu o OCA Days 2019 e o Odoo Experience 2019 onde foram apresentadas as novidades do odoo 13 por parte da ODOO S/A, desenvolvedora e mantenedora do odoo e também as novidades e algumas informações sobre o ROADMAP da Comunidade Odoo. Nós da kmee estivemos por lá e vamos trazer algumas novidades! Vamos iniciar, com o FSM — Field Service Management, que está disponível no repositório oficial da comunidade em https://github.com/OCA/field-service

O que é o FSM?

O módulo de FSM (Gestão de Serviços de Campo), tem como objetivo, gerenciar a mão-de-obra profissional da empresa em clientes ou qualquer outro local fora das dependências da empresa. O FSM atende a empresas que precisam gerenciar instalação, manutenção ou reparo de sistemas ou equipamentos.

Onde o módulo FSM pode ser utilizado?

  • Serviços gerais: Encanador, eletricista, técnicos especializados e manutenção de equipamentos em geral como: televisores, ar-condicionados, computadores, máquina de lavar, painel solar entre outros;
  • Serviços essenciais: Provedores de eletricidade, gás, água e internet onde engenheiros e técnicos podem ser alocados para investigação de problemas e reparo de equipamentos;
  • Distribuição: Produtos ou serviços de entrega: identificação do veículo e carga transportada da origem ao destino obtendo os dados do trajeto;
  • Construção e engenharia pesada: realização das manutenções preventivas e reparos, minimizando perdas e paralisações na produção;

e em qualquer negócio onde seja necessário o deslocamento de um profissional para fora da empresa.

Conhecendo o módulo FSM

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Ao realizar a busca pelo módulo “field service”, a tela de aplicativos do odoo nos mostra uma gama de sub-módulos que compreendem o conjunto de módulos FSM.

Dentre eles, destaco alguns:

Field Service

Sub-módulo base para o funcionamento do FSM. Com somente este módulo, somos capazes de gerenciar componentes como locais, funcionários (que farão o serviço de campo) e as solicitações de manutenção, reparo, etc.

Field Service Maintenance

Sub-módulo para gestão de manutenções fora das dependências da empresa. Com ele instalado é possível gerenciar e agendar manutenções nos equipamentos.

Field Service ISP Flow

Sub-módulo para gestão de empresas que trabalham como provedores de internet, voip e telecomunicações em geral.

Field Service Project

A partir de um projeto ou tarefa no projeto criado no odoo, é possível criar ordens de serviço de manutenção ou reparo.

Field Service Recurring

Gerencie manutenções recorrentes de forma simples. Pode-se definir o profissional ou time encarregado de executar a manutenção com agendamento prévio.

Field Service Delivery

Este módulo estende a funcionalidade de entregas do odoo community. Com ele é possível adicionar métodos de entrega de suas vendas ou movimentações de diferentes estoques.

Roadmap — O que esperar do FSM OCA?

Os membros da OCA trabalham constantemente na melhoria das funcionalidades que compõe o módulo FSM e abaixo, destaco algumas informações apresentadas durante o OCA Days 2019 — Bélgica, pelo Maxime Chambreuil, membro da OCA e um dos mantenedores do módulo, são elas:

  • Aplicativo para smartphones: O desenvolvimento está em estágio avançado;
  • Integração com Google Maps: Desenvolvimento iniciado;
  • Rastreamento: Em processo de design para início do desenvolvimento.

E agora?

Se você está pensando em implementar uma solução de field service na sua empresa, não basta ter somente o software pronto, é necessário realizar o levantamento dos processos utilizados e implementar corretamente na plataforma escolhida, e que na maioria das vezes, a empresa fica engessada ao modelo do software.

Com o odoo pode ser diferente! Como? O odoo é um software que pode ser customizado rapidamente, tanto suas telas como workflows para que a sua empresas não tenha que se adaptar ao software e sim, encontrar um equilíbrio entre o que você faz e o que o odoo oferece.

Desta forma, mantemos a qualidade de ações em ambos os lados uma vez que o módulo foi desenvolvido pensando nas necessidades do padrão de mercado e bastam algumas customizações, caso necessário, para que sua empresa não fique sem informações sobre a equipe de campo.

Quer saber mais? Entre em contato com a kmee através do kmee.com.br.